O que você precisa saber sobre Robôs de Investimento

23 de julho de 2018 Richardson RibeiroRichardson Ribeiro

É cada vez mais comum a substituição do homem pelas máquinas nos mais diversos setores da economia e da vida. Os robôs também ganharam espaço no mercado financeiro quando o tema é investimentos.

São os chamados robôs-advisors ou robôs de investimento. Um robô-advisor funciona como um consultor virtual que sugere e acompanha as aplicações financeiras dos investidores.

Diferente do que se imagina, em geral, nos modelos de robôs-advisors, há o envolvimento de pessoas na recomendação dos investimentos pelos robôs. O homem também é responsável por programar o algoritmo que escolhe os ativos que irão compor a carteira dos clientes.

Nesse sentido, as recomendações levam em consideração as metas pessoais, o horizonte/prazo das aplicações e o montante a ser investido.

Talvez os robôs de investimento ainda não consigam traduzir em recomendações de investimento situações de vulnerabilidade, como: falta de escolaridade e desconhecimento do mercado financeiro, separação judicial litigiosa, perda recente de um ente querido ou detalhes qualitativos do perfil do investidor.

São questões bastante pertinentes na tomada de decisões de investimentos mas com o tempo acredita-se que haverá uma evolução também nesse sentido, principalmente com o advento da inteligência artificial.

Algumas vantagens de se investir com robôs, são: custos ajustados, redução dos conflitos de interesse, eliminação do viés emocional na tomada de decisão e rebalanceamento da carteira para evitar aumento da exposição em risco.

Como desvantagens observamos: perfil do investidor quantitativo com respostas padronizadas a um questionário, falta de personalização no atendimento, recomendações de investimento limitadas a certa gama de produtos e soluções financeiras restritas aos investimentos, ou seja, produtos como seguro de vida, seguro patrimonial entre outros, em geral, não são levados em consideração no planejamento financeiro do cliente.

Como a indústria independente de investimentos está em constante evolução no Brasil, há muito espaço para a atuação dos robôs de investimentos.

Além disso, essa é uma ótima solução para os investidores que não detêm pleno conhecimento do mercado financeiro ou que desejam iniciar um planejamento financeiro para a aposentadoria e não dispõem de grandes quantias para poupar.

Isso porque, a partir de R$100,00 é possível investir com robôs-advisors e obter rentabilidades superiores aos investimentos oferecidos pelos bancos tradicionais.

Por fim, é importante o investidor entender o funcionamento dos produtos que deseja adquirir, selecionar alternativas adequadas às necessidades pessoais e acima de tudo buscar conhecimento, que será a chave do sucesso.

Bons investimentos!

Veja Também