Semana em 1 Minuto Fechar

O que você precisa saber sobre consórcios

13 de dezembro de 2017 Roberto Seidel, CFP®Roberto Seidel, CFP®

O consórcio está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. De uma maneira geral, os juros de um financiamento são bem mais altos que as taxas de administração e outras despesas cobradas.

Isto leva muitas pessoas à conclusão imediata de que o consórcio é algo extremamente vantajoso. Porém, será que realmente é um bom negócio?

Tudo vai depender do seu perfil, horizonte de tempo, forma de pagamento e garantias sobre a seguradora. Antes de decidir pela contratação de um consórcio, é importante observar alguns pontos importantes. Por isso, aqui vão algumas dicas:

  1. Sorte: O consórcio pode ser um excelente negócio se você for sorteado logo no início. Desse modo, você já estará usufruindo do bem, seja ele uma casa ou um carro, por exemplo, enquanto continua pagando as mensalidades restantes. Mas, se você não tiver sorte e for contemplado apenas no final do prazo do consórcio, você estará de certo modo “financiando” o resto do grupo. Para quem espera depender somente da sorte, talvez seja melhor fazer um jogo na loteria e tentar acertar os seis números da Mega-Sena.
  2. Prazo do consórcio: Um consórcio pode perdurar por alguns meses ou vários anos. Caso você não tenha sorte de ser contemplado logo no início, imagine contratar um consórcio mais longo e ter de esperar durante 10 ou 15 anos. Pior ainda, se por exemplo, você fizer um consórcio de um automóvel, sendo um representante comercial que tem a necessidade do bem para visitar seus clientes. Certamente, um consórcio de longo prazo, não seria a melhor opção.
  3. Dinheiro para dar um lance: Um dica importante para não depender somente da sorte e “apressar” o recebimento do bem é a possibilidade de você fazer um lance. Para isso, precisará ter dinheiro de reserva para este fim. Se http://www.viagrabelgiquefr.com/ este for o seu caso, primeiro faça uma pesquisa para saber se o valor que você tem disponível é suficiente para um lance vencedor. Você pode ter R$ 10.000, mas se a média dos lances estiver em R$ 25.000, você terá de voltar a depender da sorte!
  4. Risco da seguradora contratada: Um dos principais riscos do consórcio é o da seguradora quebrar. Por isso, avalie com cautela a solidez e o histórico da empresa contratada. Consulte o site do Banco Central para estas e outras informações. Além disso, preste bastante atenção nas cláusulas do contrato, para que no futuro não seja pego por nenhuma surpresa desagradável.
  5. Dica mais importante: Essa dica você já deve saber, mas nunca é demais repeti-la: pague à vista! O ideal mesmo é fazer um planejamento financeiro guardando dinheiro todo o mês e pagar a vista de preferência negociando um bom desconto! Fazendo assim, você chegará ao valor necessário para a compra do bem mais rapidamente do que se fizer um financiamento, pois estará acumulando juros sobre juros ao invés de pagá-los.

De modo geral, evite financiamentos, consórcios o outros tipos de dívidas, pois raros são os casos em que você conseguirá pagar menos juros nesses casos do que aqueles que você ganharia numa aplicação financeira.

Veja Também