Semana em 1 Minuto Fechar

Semana em 1 Minuto #99: Trump retoma tarifas sobre aço do Brasil, retomada da indústria, PIB, IPCA, e mais

6 de dezembro de 2019 PatrimonoPatrimono

Se você preferir, pode ouvir este resumo em áudio aqui:

Além disso, você pode ouvir o Semana em 1 Minuto no seu leitor de podcast favorito!

Trump retoma tarifas sobre aço do Brasil, retomada da indústria, PIB, IPCA, e mais. Confira abaixo essas e outras notícias da semana:

PIB avança 0,6% no terceiro trimestre –
O Produto Interno Bruto brasileiro avançou 0,6% no terceiro trimestre do ano, em relação ao segundo trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o terceiro trimestre de 2018, o avanço foi de 1,2%.

Entre os grandes setores, o maior crescimento foi registrado pela agropecuária, com aumento de 1,3%, seguida por indústria (0,8%) e serviços (0,4%). Fator importante para a alta do PIB, o consumo das famílias cresceu 0,8% no período. Já a indústria da transformação, afetada pela queda nas exportações, registrou retração de 1%.

Mercado eleva marginalmente projeção de inflação para 2019 –
No boletim Focus desta semana, o mercado elevou sua projeção de inflação para 2019 de 3,46% para 3,52%. Para 2020, entretanto, a projeção permaneceu estável em 3,60%. A projeção de PIB para 2019 permaneceu estável em 0,99%. Para 2020, o mercado elevou sua projeção de 2,20% para 2,22%.

1 em cada 10 brasileiros já teve prejuízo com golpes financeiros –
Um em cada 10 brasileiros já teve prejuízo com algum tipo de investimento fraudulento, revelou uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Cerca de 62% relatam que não conseguiram recuperar o dinheiro perdido. O golpe mais comum é o esquema de pirâmide, mencionado por 55% dos entrevistados. Cerca de 44% dos entrevistados disseram ter caído nos golpes devido à expectativa de alto rendimento, enquanto 36% se sentiram atraídos pela promessa de que não seria necessário entender de investimentos.

EUA anunciam retomada de tarifas sobre aço do Brasil –
O governo dos Estados Unidos anunciou que pretende retomar tarifas sobre as importações de aço e alumínio oriundos do Brasil e da Argentina. Donald Trump justificou a medida com a alegação de que os dois países “desvalorizaram fortemente suas moedas”, o que prejudicaria agricultores norte-americanos.

Segundo o presidente norte-americano, o anúncio terá “efeito imediato”. Em março de 2018, os EUA definiram tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio importados ao país, mas em agosto acabaram anunciando um alívio nas cotas de importação acima dos percentuais livres de sobretaxas.

Indústria tem melhor mês desde 2012 –
A indústria brasileira cresceu 0,8% em outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a terceira alta seguida do setor e o melhor mês de outubro desde 2012. A melhora foi puxada pelo crescimento de 3,4% dos produtos alimentícios, principalmente açúcar e suco de laranja, e de farmacêuticos e farmoquímicos (11,2%).

Entre os destaques positivos também estão estão máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,9%) e impressão e reprodução de gravações (15,3%). Apesar do bom resultado, o setor acumula queda de 1,1% no acumulado de janeiro a outubro.

Inflação acelera em novembro –
Puxado pelo aumento no preço da carne, o IPCA apresentou resultado de 0,51% para o mês de novembro, segundo o IBGE. Este é o maior patamar para o mês de desde 2015. No ano, a inflação acumulada é de 3,12%. Nos últimos 12 meses, avanço é de 3,27%.

Estas foram as principais notícias desta semana.
Ótimo final de semana e até a próxima sexta!


Veja Também