Semana em 1 Minuto Fechar

Semana em 1 Minuto #96: Novo partido de Bolsonaro, Negociações entre Brasil e China, IBC-Br, e mais!

15 de novembro de 2019 PatrimonoPatrimono

Se você preferir, pode ouvir este resumo em áudio aqui:

Além disso, você pode ouvir o Semana em 1 Minuto no seu leitor de podcast favorito!

Novo partido de Bolsonaro, Negociações entre Brasil e China, IBC-Br, e mais. Confira abaixo essas e outras notícias da semana:

Partido Social Liberal –
O presidente Jair Bolsonaro anunciou a sua saída do Partido Social Liberal (PSL) e informou sobre a criação de um novo partido, que se chamará Aliança pelo Brasil.

O objetivo agora é coletar assinaturas e agilizar o registro para viabilizar a participação do novo partido nas eleições municipais, lançando candidatos a vereador e prefeito. O novo partido tem uma convenção marcada para o dia 21 de novembro, para dar início ao processo de criação da legenda.

Programa Verde Amarelo –
O governo lançou o Programa Verde Amarelo com o objetivo de estimular a geração de empregos entre os jovens de 18 a 29 anos que ainda não tiveram emprego de carteira assinada.

O programa determina a redução a zero das contribuições patronais à Previdência, ao Sistema S e outros encargos, como também a redução de 8% para 2% da contribuição mensal ao FGTS. A medida é voltada a novas contratações em cargos cuja remuneração mensal não exceda R$1.497.

Brasil negocia livre comércio com a China –
O ministro Paulo Guedes afirmou estar em negociação com a China para a criação de uma área de livre comércio. “Estamos conversando sobre a possibilidade de criarmos o free trade area também com a China, ao mesmo tempo que falamos em entrar na OCDE”, disse o ministro.

Guedes afirma que a integração entre os países deve acontecer mesmo que o Brasil perca a atual posição superavitária no saldo comercial com os chineses. O ministro também reforçou que não interessam ao Brasil guerras ou tensões comerciais.

Ibovespa cai ao longo da semana –
O Ibovespa chegou a tocar o menor nível desde 21 de outubro, com a segunda queda consecutiva em meio às manifestações violentas no Chile e na Bolívia, que tenta encontrar uma saída para o vazio de poder que se seguiu à renúncia de Evo Morales.

O índice chegou a reduzir as perdas durante o depoimento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso americano, com a indicação de estabilidade nos juros aguardando novos dados da economia. Mas retomou a queda após a informação do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, de que a privatização da Eletrobras pode ser adiada para 2021.

IBC-Br surpreende e sobe 0,44% em setembro –
O Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica de setembro, que veio acima das expectativas de mercado e registrou alta de 0,44% no mês. Isso indica uma possível retomada da economia para o próximo ano, a depender, claro, de outros índices e fatores.

Estas foram as principais notícias desta semana.
Ótimo final de semana e até a próxima sexta!

Veja Também