Semana em 1 Minuto Fechar

A importância da Certificação CFP® para o seu planejamento financeiro

27 de março de 2017 Layon Dalcanali, CFP®Layon Dalcanali, CFP®

A Certificação CFP® é um selo de qualidade; reconhecimento mundial em excelência e ética na prestação de serviço de planejamento financeiro pessoal e investimentos.

O profissional CFP® tem como objetivo fazer com que as pessoas entendam as principais fases da vida e tomar liberalmente o controle da parte financeira.

O planejador financeiro certificado é um multi-especialista, com conhecimento sobre investimentos, risco, seguros, previdência, tributação, sucessão e ética.

Ele/ela está preparado(a) para elaborar o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e o orçamento pessoal, bases para determinar as estratégias de planejamento financeiro a serem aplicadas para cada cliente.

O processo de planejamento financeiro pessoal estabelecido pela Certificação CFP® segue os 6 passos seguintes:

  1. Estabelecer a forma de relacionamento com o cliente;
  2. Entender os objetivos e coletar dados para a elaboração do plano financeiro;
  3. Elaboração do plano financeiro e análise dos dados;
  4. Desenvolver e apresentar alternativas de caminhos para atingir os objetivos do cliente;
  5. Implementar o plano financeiro aprovado pelo cliente;
  6. Monitorar e ajustar o plano financeiro ao longo do tempo.

O profissional, para ser qualificado com a Certificação CFP®, passa por um processo de seleção rigoroso, no qual, em média, apenas 30% são aprovados. Ele/ela também deve se comprometer aos 4 “Es”:

  • Exame: passar no exame aplicado semestralmente pelo IBCPF;
  • Educação: comprovar educação e seguir o programa de educação continuada do IBCPF;
  • Experiência Profissional: comprovar experiência profissional em alguma das áreas cobertas pelo exame de certificação;
  • Ética: assinar o código de ética e melhores práticas profissionais da Certificação CFP®.

O IBCPF é o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, entidade autorizada a conceder o direito de uso da marca CFP® no Brasil.

Desde novembro de 2016, o IBCPF passou a ser a PLANEJAR – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, que integra a Associação, a Certificação CFP® e a Educação dos planejadores financeiros!

De acordo com a Planejar, foram 615 novos planejadores financeiros certificados em 2016, um crescimento de 26,7%.

“O resultado é reflexo de um trabalho contínuo da Planejar, que busca o reconhecimento da atividade de planejador financeiro e o constante desenvolvimento desse profissional, principalmente por meio da educação continuada. Para a Planejar é muito satisfatório observar que a certificação CFP® está sendo cada vez mais valorizada  tanto pelos profissionais quanto pelos clientes”, afirma Luiz Sorge, presidente da Planejar.

Ainda assim, o número é pequeno no País: menos de 3 mil; muito abaixo de países como Canadá e China (+16 mil), Japão (+20 mil) e Estados Unidos (+76 mil), que possuem certificações semelhantes.

Aqui na Patrimono, temos 4 profissionais com a Certificação CFP®; é algo que valorizamos e temos certeza que é um grande diferencial para nossos clientes.

Veja Também