Semana em 1 Minuto Fechar

Ganhar 1% de rentabilidade ao mês é realmente bom? Tem certeza?

22 de novembro de 2017 Roberto Seidel, CFP®Roberto Seidel, CFP®

Assim como existe o forte mito de se investir na poupança com o objetivo de se ter segurança, outros mitos também rondam o mercado financeiro.

Um deles é de se investir apenas em bancos de “primeira linha”, apesar de esse termo nem definir exatamente quais seriam esses bancos; outro mito é o de se buscar 1% de rentabilidade ao mês.

Focar em um número de rentabilidade mensal sem olhar o contexto do mercado financeiro seria o mesmo que acelerar um carro a 80 km/h numa estrada independentemente de se ter sol, chuva, neblina ou plena escuridão diante dos olhos.

Ou seja, antes de se pensar num número de retorno financeiro, é importante entender em qual cenário econômico nos encontramos.

Num momento de alta de juros, com a Selic (taxa básica) acima de 12% ao ano, por exemplo, é tranquilo conseguir 1% de rentabilidade ao mês e sem correr risco algum, pois vários títulos de renda fixa renderiam isso facilmente e com total segurança.

Já num cenário de baixos juros, com a Selic em 8% ao ano, por exemplo, se você continuar ganhando 1% ao mês é bom abrir o olho e entender melhor o motivo disso estar acontecendo, pois é possível que você esteja correndo algum risco sem saber.

Por isso, é muito importante entender o contexto em que nos encontramos e usar um indicador que considere isso automaticamente.

É o caso do CDI que é vinculado à taxa básica de juros. É por esse motivo que as entidades financeiras normalmente divulgam os resultados dos investimentos em percentual do CDI.

Assim, fica mais fácil avaliar, pois, se um investimento conservador render 100% do CDI, por exemplo, ele terá o mesmo nível de segurança num cenário de juros altos ou baixos, não mais importando como está o mercado financeiro.

Outro parâmetro que deve ser levado em consideração é a inflação. De nada adianta você ganhar 1% ao mês se estivermos vivendo um momento em que a inflação mensal está sempre acima disso.

Nesse caso, você estaria até perdendo dinheiro, pois os preços subiriam mais do que o seu dinheiro investido.

Pense bem! O que é melhor? Ganhar 1% de rentabilidade num investimento enquanto a inflação estiver em torno de 1,2% ou ganhar 0,7% ao mês com a inflação em torno de 0,3%?

Nosso mercado financeiro está se encaminhando para um cenário próximo a esse segundo caso que coloquei acima; inflação e juros baixos.

Portanto, teremos rentabilidades menores que 1% ao mês, porém, com inflação em torno de 0,3% mensais. Então, é bom atualizarmos nossas referências sobre o que é “bom” ou “ruim”.

Pensar em percentual do CDI em vez de um número de rentabilidade mensal faz muito mais sentido. Enfim, o mercado muda e precisamos estar bem informados!

Veja Também