Semana em 1 Minuto Fechar

Educação Financeira nas Escolas

29 de agosto de 2018 Tiago AlvesTiago Alves

Educação financeira é um processo em que indivíduos e sociedade melhoram sua compreensão aos conceitos de produtos financeiros com informação, formação e orientação.

Assim, desenvolvem as competências necessárias e tornam-se mais conscientes para entender as oportunidades e os riscos envolvidos em suas decisões financeiras, ajudando a fazer as melhores escolhas.

Normalmente, as pessoas passam anos nas escolas, faculdades e especializações, mas acabam não sabendo lidar com algo que, independente da profissão, está presente no nosso dia a dia: o dinheiro.

A Educação Financeira não é um conjunto de ferramentas de cálculo; é uma leitura de realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva.

Faz todo sentido que a educação financeira seja trabalhada desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida.

Ensinar as crianças desde cedo a lidar melhor com o dinheiro é essencial para que elas alcancem seus sonhos e realizem seus objetivos.

Aprender como organizar e planejar melhor a vida financeira não se resume apenas em dar mesadas aos filhos; é apenas um primeiro passo que deve ser aprimorado, ajudando a criança a desenvolver habilidades que independem de sua situação financeira.

A falta de conhecimento em noções básicas de economia é alarmante, em levantamento recente feito pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais) com o apoio do Data Folha, constatou que a cada 10 brasileiros, apenas 2 estão fazendo algum tipo de reserva para o futuro.

O IBGE também divulgou que 81% não possuem qualquer tipo de reserva financeira. Em outra pesquisa feita em 30 países pela OCDE (Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), sobre conceitos financeiros, apenas 58% dos brasileiros responderam corretamente, sendo que a média é de 78%.

A educação financeira nas escolas é essencial para que uma criança cresça sabendo noções básicas que ajudarão não apenas na construção do seu patrimônio, mas também na sua qualidade de vida, evitando que passe por algum estresse financeiro desnecessário.

Devemos, cada vez mais, implementar práticas de desenvolvimento em casa e nas escolas, ajudando a fortalecer a cidadania e servindo de base para que nossas crianças não cresçam acreditando que as únicas formas de investir seu dinheiro sejam em imóveis ou poupança e possam tomar as melhores decisões financeiras ao longo de suas vidas.


Veja Também