Você sempre pode investir melhor

Enriquecimento & Independência Financeira

17 de outubro de 2017 |

A maior parte da população brasileira sonha em alcançar a Independência Financeira. No entanto, muitos não entendem exatamente o que isso significa.

O professor Carlos Renzi, da CR2 Multimercados, desenvolveu um curso completo de como você pode atingir a sua Independência Financeira de uma forma consciente, racional e pelo caminho correto.

São 22 vídeo-aulas com mais de 7 horas de conteúdo de elevado valor e qualidade extrema, que você pode assistir em qualquer lugar com uma conexão com a Internet.

Profissional com 25 anos de experiência em finanças pessoais, Renzi possui 3 dicas básicas para todos que estão trilhando esse caminho:

Cada pessoa tem um grande sonho na vida e, muito provavelmente, você compartilha com outras milhões de pessoas pelo mundo desta mesma vontade de um dia atingir a sua Independência Financeira (I.F.).

Muita gente, no entanto, acha que I.F. significa ter um bom salário, um emprego estável ou simplesmente não depender de outra pessoa; um provedor que tenha dinheiro suficiente para pagar as tuas contas, por exemplo.

Na verdade, a Independência Financeira está diretamente relacionada à geração mensal de um fluxo de renda, de caráter perpétuo, que seja capaz o suficiente de manter aquele padrão e qualidade de vida por tempo indeterminado para você e sua família.

É claro que quanto mais cedo você começar a desenvolver um plano para a sua IF, mais fácil será. O Prof.º CR dá 3 dicas preliminares de como fazer para chegar onde você sempre sonhou financeiramente.

  1. Não tem jeito, se você quer economizar e investir, tem que ganhar dinheiro primeiro. Então deixe o comodismo de lado e procure uma posição melhor na sua profissão, invista em você mesmo em cursos e especializações, comece uma atividade lucrativa extra no seu tempo vago;
  2. E para poder ter dinheiro para investir é preciso que você mantenha o foco em uma relação simples: ganhar mais e gastar menos. Assim, com o que sobrar você começará a montar a sua carteira de investimentos, que, se bem administrada e alimentada periodicamente, lhe proporcionará o caminho ideal para atingir o objetivo da IF;
  3. Corte tudo o que for desnecessário. Não deixe de comprar aquela roupa ou smartphone que você está a fim há meses. É claro que você precisa se fazer feliz, mas também não precisa entupir o seu armário de roupas, nem trocar de celular a cada dois anos. Aproveite para guardar e poupar o que seria gasto nessas coisas, evite dar dinheiro para cartões de crédito e juros bancários de qualquer tipo. Passe a ter um consumo consciente. 

Guarde o número que eu vou falar agora. Independência Financeira  é quando seus investimentos financeiros são aproximadamente 200 vezes maior do que seus gastos mensais.

Por exemplo, se o seu gasto mensal está em torno de R$4 mil, você terá conquistado sua independência financeira quando tiver R$ 800 mil livres para viver, de rendimentos perpétuos.

Comece com uma alocação de ativos financeiros bem distribuída. Esta estratégia procura reduzir a relação entre risco e retorno e traz três vantagens básicas: risco diminuído da carteira de investimentos, custos menores e melhor planejamento a longo prazo.

Começou a receber renda? Ótimo, então a hora é de reinvestir tudo ou quase tudo. Isso mesmo, apenas o reinvestimento e o tempo de maturação são capazes de fazer o fenômeno dos juros compostos funcionarem a seu favor. Pegue seus dividendos e aluguéis de imóveis e fundos imobiliários e reinvista-os para otimizar seu investimento inicial.

Quanto mais você se envolver com investimentos, mais irá entender sobre eles. Então, invista na sua educação financeira continuada. Assim, você estará apto a tomar as melhores decisões para o futuro do seu dinheiro: o simples fato de você estar lendo este texto já é um grande passo no seu desenvolvimento intelectual financeiro.

Muitos oportunistas da web induzem maleficamente muitas pessoas incautas a confiarem em fórmulas mágicas para a independência financeira, desviando as pessoas do caminho correto para o enriquecimento. E, que no final das contas, só resulta em perda de tempo e de dinheiro.

 

Veja Também